Horta orgânica em casa ou apartamento: o que plantar
Consumir vegetais e hortaliças não é um privilégio de quem tem casas com grandes quintais, e isso é um incentivo para consumirmos mais.
Cultivar uma horta orgânica em casa é sinônimo de saúde, além de ser um incentivo a mais para incluir vegetais na alimentação em nosso dia a dia. Com o cultivo de uma horta orgânica caseira você garante hortaliças completamente livres de agrotóxicos. A horta orgânica feita em casa é um benefício da alimentação saudável, e pode ser um apelo de ainda mais valor para as crianças. Se você tem crianças em casa, imagine elas poderem ver as plantas se desenvolverem, isso com certeza tornará o consumo das hortaliças ainda mais prazeroso.
Além das vantagens de economizarmos não precisando comprar hortaliças em supermercados ou feiras, temos a vantagem de cultivarmos a nossa própria horta orgânica dentro de nosso quintal ou apartamento.
O cultivo de uma horta caseira não tem nada de complicado, devemos apenas dedicar um certo tempo e cuidados com a irrigação e adubagem, podendo vê-las crescer e sabendo o que se come, pois somos nós que cuidamos.
Se você tem um quintal pequeno ou mora em apartamento, não se preocupe, apenas escolha um local que tenha uma boa iluminação e não receba muito vento direto.
Quer saber onde plantar sua hortinha? Leve em consideração o espaço disponível e tome o cuidado de saber as espécies que irá cultivar. Veja algumas formas de cultivar:
Direto na terra: ideal para você que tem um bom quintal, pois as sementes ou as mudas serão plantadas diretamente na terra.
Vasos: uma ótima alternativa para quem mora em casa ou apartamento, podendo escolher vários tamanhos e materiais.
Embalagens recicladas: se você tem garrafas pet, latas de refrigerantes, caixas de leite ou potes de vidro, terá uma opção barata e sustentável.
Floreiras: as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços.
Caixas de madeira: caixotes de madeiras, ou até mesmo paletes são alternativas muito baratas e ficam lidas.
Horta vertical: essa alternativa é ideal se você mora em apartamento, você irá utilizar os espaços próximos às paredes, criando os suportes para colocar os vasos ou embalagens recicladas.
Se optar por vasos, potes, caixas, garrafas e outros recipientes, seja em hortas verticais ou horizontais, não deve esquecer de fazer furos no fundo para evitar o excesso de água no solo, o que seria um desastre para o desenvolvimento das plantas.
Veja algumas das principais espécies de plantas que você poderá plantar em sua horta caseira:
- Hortelã: Clique AQUI e veja os cuidados que devemos ter.
- Salsinha: Clique AQUI e veja os cuidados que devemos ter.
- Cebolinha: Clique AQUI e veja os cuidados que devemos ter.
- Alecrim: Clique AQUI e veja os cuidados que devemos ter.
- Manjericão: Clique AQUI e veja os cuidados que devemos ter.
- Alface
- Couve
- Brócolis
- Espinafre
- Agrião
- Repolho
- Tomatinho cereja
- Cenoura
- Beterraba
- Rabanete
- Morango
- Abóbora
- Abobrinha
- Pepino
- Batata
Acompanhe-nos nos próximos posts, iremos dar dicas de como plantar, quando plantar e os cuidados que devemos ter em cada uma das plantinhas acima.